Gerson Mendonça de Freitas Filho, de 50 anos, dirigia seu veículo Astra, quando foi rendido por marginais,que provavelmente iriam realizar o famigerado seqüestro relâmpago. Uma pessoa viu a abordagem e avisou a polícia pelo fone 190 e logo se iniciou perseguição em alta velocidade. Houve troca de tiros e os veículos acabaram envolvidos em um grande acidente. Lamentavelmente, a vítima foi morta por disparo de arma de fogo.

A prática do seqüestro relâmpago cresce assustadoramente em todo Brasil, e o alvo são as pessoas que insistem em carregar número elevado de cartões magnéticos. Diversos programas importantes de televisão têm requisitado minha participação, para orientar a população sobre como se defender. Desta forma, preparei para o leitor um roteiro de medidas preventivas, que devem ser colocadas em prática por toda a família:
1. Peça ao gerente de sua agência bancária para inibir o saldo de suas aplicações financeiras e limite do cheque especial, do extrato emitido pelo caixa 24h.
2. Crie o hábito de carregar apenas um cartão de banco na carteira e decore a senha.
3. Evite sacar dinheiro em caixas eletrônicos, principalmente à noite, pois dificilmente você terá condições de saber se alguém está à espreita.
4. Portar diversos cartões de crédito pode colocar em risco sua vida e patrimônio. Carregue apenas um e não esqueça de cadastrar sua senha. Entrevistei vítimas, que quase foram mortas, pois não souberam informar aos marginais as senhas de seus cartões de crédito durante o seqüestro relâmpago, mesmo porque, nem sabiam que cartão de crédito possui senha.
5. Procure manter na carteira dinheiro suficiente para pagar pequenas contas. Lembre-se que o uso excessivo de cartões, aumenta a possibilidade de clonagem.
6. Não carregue o talão de cheques com você, leve somente duas ou três folhas cruzadas.
7. Jamais permaneça dentro ou ao lado de veículo estacionado na rua. Se estiver esperando alguém, tranque o automóvel, atravesse a rua e aguarde a chegada de seu amigo ou parente em segurança.
8. Os bandidos procuram vítimas desatentas, assim não terão dificuldades na ação criminosa.
Atenção é a grande arma que possuímos para evitarmos ser vítima da criminalidade e não entrarmos para a estatística fria da polícia.
0 comentários:
Postar um comentário